Marketing 4.0 – o que vem depois do marketing digital?

Um resumo baseado na obra de Philip Klother

Definições e objetivos

Tradicional: 

  • Marketing 1.0 – Centrado no Produto

Início da era digital: Acesso a internet 

  • Marketing 2.0 – Voltado para o consumidor
  • Marketing 3.0 – Centrado no ser humano

Agora: 

Era da conectividade – Pessoas com acesso a internet no celular em tempo integral

  • Marketing 4.0 – Interação online e offline entre empresas e consumidores

 

  1. Na economia digital, a interação digital sozinha não é suficiente. Na verdade, em um mundo cada vez mais conectado, o toque offline representa um forte diferencial.
  2. Hoje as comunidades são os novos segmentos. Mas, ao contrário dos segmentos, as comunidades são formadas por consumidores dentro de fronteiras que eles mesmos definem. 
  3. A comunidades de consumidores são imunes a spams e às propagandas irrelevantes. E até irão rejeitar a tentativa de uma empresa invadir essas redes de relacionamento. 
  4. A essência do Marketing 4.0 é reconhecer os papéis mutaveis do marketing tradicional e o marketing digital na obtenção de engajamento e na defesa da marca pelos clientes. 
  5. O marketing digital e o tradicional devem coexistir no marketing 4.0 com o objetivo máximo de conquistar a defesa da marca pelos clientes.

 

Características do consumidor na era da conectividade

 

As marcas não devem ver os consumidores como meros alvos – os consumidores se defendem de “marcas ruins”. 

O relacionamento das marcas com os consumidores deve ser HORIZONTAL. 

O consumidores são alvos não-passivos. 

  • Atacam e defendem
  • Pesquisam sobre as marcas e veracidade das propagandas
  • Não gostam de propagandas, rejeitam
  • Acreditam mais em amigos, sites de avaliação, midia social, etc. 
  • Gostam do perfil inclusivo

São classificados em:

  • Promotores – Promovem
  • Passivos – Neutros
  • Detratores – Dificilmente irão recomendar a marca

Clique e veja a apresentação para mais sobre o Marketing 4.0

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