Um resumo baseado na obra de Philip Klother
Definições e objetivos
Tradicional:
- Marketing 1.0 – Centrado no Produto
Início da era digital: Acesso a internet
- Marketing 2.0 – Voltado para o consumidor
- Marketing 3.0 – Centrado no ser humano
Agora:
Era da conectividade – Pessoas com acesso a internet no celular em tempo integral
- Marketing 4.0 – Interação online e offline entre empresas e consumidores
- Na economia digital, a interação digital sozinha não é suficiente. Na verdade, em um mundo cada vez mais conectado, o toque offline representa um forte diferencial.
- Hoje as comunidades são os novos segmentos. Mas, ao contrário dos segmentos, as comunidades são formadas por consumidores dentro de fronteiras que eles mesmos definem.
- A comunidades de consumidores são imunes a spams e às propagandas irrelevantes. E até irão rejeitar a tentativa de uma empresa invadir essas redes de relacionamento.
- A essência do Marketing 4.0 é reconhecer os papéis mutaveis do marketing tradicional e o marketing digital na obtenção de engajamento e na defesa da marca pelos clientes.
- O marketing digital e o tradicional devem coexistir no marketing 4.0 com o objetivo máximo de conquistar a defesa da marca pelos clientes.
Características do consumidor na era da conectividade
As marcas não devem ver os consumidores como meros alvos – os consumidores se defendem de “marcas ruins”.
O relacionamento das marcas com os consumidores deve ser HORIZONTAL.
O consumidores são alvos não-passivos.
- Atacam e defendem
- Pesquisam sobre as marcas e veracidade das propagandas
- Não gostam de propagandas, rejeitam
- Acreditam mais em amigos, sites de avaliação, midia social, etc.
- Gostam do perfil inclusivo
São classificados em:
- Promotores – Promovem
- Passivos – Neutros
- Detratores – Dificilmente irão recomendar a marca
Clique e veja a apresentação para mais sobre o Marketing 4.0